top of page
Mathias
Johann P.
Theodor

Nossa história

 

Nosso ancestral mais antigo, conhecido, é Mathias Lermen. Mathias nasceu em 1685, em Wormeldingen, no país de Luxemburgo, e não se tem notícias de sua morte. Mathias teve um irmão mais velho, Hans Peter Lermen, que casou-se com Anna Gertrud Massing, que parecem ser os antecedentes mais antigos, que se tem notícias, da família Zimmer. Em minha pesquisa, não consegui encontrar o nome dos país de Hans e Matias.

 

Mathias casou-se com Magdalena, e teve dois filhos. Um, também com o nome de Mathias, e o outro, que continuo a origem de nossa família, com o nome de Johann Peter Lermen.

 

A partir de Johann Peter Lermen, começamos a ter mais informações sobre nossos antepassados. Johann nasceu em 27 de setembro de 1713, falecendo aos 70 anos, em 5 de junho de 1784. Ele foi casado com Anna Maria Lauer, com quem teve, pelo menos, 12 filhos: Angela, Peter, Johann Jakob, Theodor, Katharina, Peter, Anna Elisabeth, Wendel, Franz, Anna Maria, Anna Gertrud e Anna Barbara. Nota-se, aqui, que com a grande quantidade de filhos, era comum haver mais de um filho com o mesmo nome, ou com algum nome semelhante. Para a continuação da história, nos importa o quarto filho de Johann, Theodor.

 

Theodor Lermen nasceu em 23 de dezembro de 1738 e faleceu com a idade de 58 anos, em 28 de julho de 1797. Foi casado com Magdalena Brass, nascida em 1757 que faleceu em 1823, com 66 anos. Desta união, nasceram: Nikolaus, Wendelin, Maria, Martin, Peter, Magdalena, Michael, Elisabeth e Johannes. O quinto, dos nove filhos, continuou a nossa genealogia.

 

Nascido em 3 de novembro de 1777, Peter Lermen foi casado com Margaretha Bard, nascida em 1782. O casal é trisavô do "pai" da nossa família, Jacob Inácio Lermen, casado com Felícitas Lermen. Deste casamento, tivemos outros nove filhos: Magdalena, Margreta, Elisabeth, Peter, Josef, Matthias, Johann, Katharina e Michel.

 

Peter faleceu no dia 29 de setembro de 1852, com a idade de 74 anos. Seu sétimo filho, Johann, nascido em 21 de setembro de 1820, é pai de nosso antepassado mais recente, da Família Lermen, que imigrou da Alemanha para o Brasil.  Johann, falecido em 1899, foi casado com Anna Bárbara Holtz, e tiveram cinco filhos, todos homens: Peter, Johann, Balthassar, Michel e Franz. 

 

O mais velho, Peter, foi um dos desbravadores do Brasil. Nascido em Theley, em 10 de outubro de 1847, imigrou para o Brasil quando tinha, aproximadamente, 25 anos. Casou-se com Margarida Ost, ainda na Alemanha, vindo a ter 12 filhos, todos nascidos no Brasil: João Lermen, Maria Seitenfus, Pedro Lermen Jr (ao chegar ao Brasil, Peter teve o seu nome aportuguesado, tendo o seu filho o acréscimo de Jr ao final),  Anna Maria Welchen, Clara Jotz, Rosa Maria Winter, Francisco Lermen (pai de Jacob Inácio Lermen), Bertha Winter, Maria Regina Steffen, Otto Jacó Lermen, Tecla Steffen e Miguel Ignácio Lermen. Colocarei os sobrenomes, a partir daqui, para mostrarmos a quantidade de outras famílias que tem, assim como nós, a mesma descendência que a nossa. Peter faleceu em 20 de novembro de 1932. Em seu legado, além de ter vindo ao Brasil, podemos dizer que serviu de influência para que, mais tarde, seus irmãos e seus pais, também viessem ao Brasil.

 

Por sua vez, Francisco Lermen, nosso primeiro antepassado nascido no Brasil, nasceu em 8 de maio de 1888, vivendo até 2 de junho de 1977. Em vida, foi casado com Julia Arnhold, nascida em 23 de novembro de 1886, vivendo até os 69 anos, tendo falecido em 29 de setembro de 1956. Não sei informar o local de nascimento de Julia, e não tenho dados de seus pais. O casal teve 11 filhos, o mais velho deles, Jacob Inácio Lermen, deu continuidade a nossa árvore. Seus dez irmãos eram: Pedro Aloísio Lermen, Elsa Winter, Agatha Fritzen, Albino Lermen, Otília Kerkhofen, Rosália Lermen, Ana Maria Lermen, Marcolina Lorscheiter, Cecília Schaedler e Paula Winter.

 

Marcolina Lorscheiter, irmã de Jacob Inácio Lermen, é mãe de Paula Delcy Lorscheiter, quem foi a principal responsável pela pesquisa da nossa genealogia recente. Paula Delcy é mãe de Luiza Lorscheiter.

 

Quanto a genealogia de Jacob Inácio, não irei me aprofundar aqui, pois sua genealogia pode ser conferida no link "Árvore Genealógica", no topo da página. A parte antiga da pesquisa presente nesse site pode ser conferida no site My Heritage, e a pesquisa feita sobre a família Lermen foi realizada, principalmente, por Benno Lermen, com colaborações de outros membros da família que foram se cadastrando no site.

Peter
Johann
Peter
Francisco
Jacob

© 2015 por Renan Carlos Lermen Juver. Por wix.com

bottom of page